Curta nossa página no Facebook

22 de agosto de 2012

Fogo na palha

Primeiramente, já aviso de antemão que as histórias que narrarei, em sua maioria, não aconteceram diretamente comigo, mas com meus pais e meus avós, que sempre residiram afastados da cidade, lugares cheios de crenças, superstições e histórias misteriosas. Não posso afirmar se de fato ocorreram ou se são provenientes de momentos de muito medo.
Esta história ocorreu durante a infância da minha mãe, em meados dos anos 60, quando ainda residia no município de Soledade de Minas - localizada ao sul de Minas Gerais. Por ser muito afastada do centro urbano e pertencer a uma família muito humilde, não havia eletricidade na casa, e toda a iluminação era feita à base de lampiões de querosene. Moravam na casa, ao todo, 6 pessoas, minha avó e avô e, naquele tempo, suas quatro filhas. Muito embora trabalhassem bastante, o dinheiro obtido das costuras de minha avó e o da carpintaria do meu avô não eram suficientes para sustentar a família e as despesas da casa, o que os levava a fazer trabalhos extras para aumentar a renda. Um destes trabalhos extras era a confecção de bolsas artesanais, feitas com tranças de palha de milho, muito populares naquele tempo. Minha avó ensinou o ofício para as crianças para que pudessem ajudar, e foi em uma tardinha de trabalho que o fato misterioso aconteceu.
Após um tempo de experiência fazendo bolsas ao lado da minha avó, as crianças já podiam confeccioná-las sem supervisão, fator este que permitiu a dedicação de seu tempo com outros afazeres mais urgentes. Minha avó sempre foi muito rígida em relação a tudo e não gostava de bagunça na casa, exigia que limpassem tudo quando acabassem o serviço, mas a limpeza deveria ser feita antes do anoitecer, porque, segundo ela, varrer à noite traria coisas ruins, chamaria o demônio ou coisa parecida. Porém, segundo minha mãe, eram muitas bolsas para confeccionar ainda que todas as irmãs ajudassem, o que não acontecia, pois duas delas eram muito novinhas e além de não poderem ajudar, ainda exigiam cuidados - na casa de minha mãe, como em muitas casas na roça, os irmãos mais novos são cuidados pelos mais velhos. Por fim, minha mãe e sua irmã mais velha tinham uma carga de trabalho muito grande e, por mais que começassem a trabalhar a tarde, jamais terminariam antes do anoitecer.
Houve então um dia em que não conseguiram terminar todo o trabalho antes das 20h, era muito tarde para limparem a casa mas não poderiam deixar de limpar a bagunça da palha de milho, pois de certo apanhariam quando a mãe descobrisse. Foi um impasse para as duas, tinham de limpar a casa, mas isso traria coisas ruins, segundo o que minha avó tinha ensinado. Acabaram decidindo por limpar, com muito medo - tanto da "coisa ruim" quanto da minha avó -, juntaram toda a palha excedente em um canto da casa e, quando foram varrer para o lado de fora da casa, viram um clarão do lado de fora, que veio em direção à palha, que começou a pegar fogo. Segundo minha mãe, fecharam a porta e foram direto para a cama, apavoradas.
Quando pergunto se houve de fato fogo ou não, ela não sabe responder, estavam com muito medo para que fossem verificar o que havia ocorrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário